NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008


Em 1982, o grupo Planet Patrol lançou a música que daria o pontapé inicial para a história do Freestyle. O quinteto liderado por Herb Jackson lançou a versão cantada de "Planet Rock" na música "Play At Your Own Risk", pela Tommy Boy Records. Essa música seria a combinação do Electro Funk com vocais melódicos, fugindo um pouco do Hip Hop Be Bop como também era conhecido o Electro Funk.

Abaixo segue algumas músicas que deram início a essa evolução.

PLANET PATROL - PLAY AT YOUR OWN RISK (FULL LENGHT 12 VERSION)

XENA - ON THE UPSIDE (LIGOSA LONG MIX)

MARSHALL JONES - I BURN (CLUB MIX)

JOHN ROCCA - ONCE UPON A TIME (12 INCH VERSION)

JOHN ROCCA - I WANT IT TO BE REAL (EXTENDED VERSION)

FREEZE - POP GOES MY LOVE (CLUB MIX)

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

LATIN RASCALS


Os latinos, por sua maioria imigrantes nos Estados Unidos, nunca tiveram uma voz de verdade no mundo da música especializada, falada em inglês. Durante a década de 60 e 70 um Disque-joquei nativo de Nova York chamado David Mancuso, comercializou a música Disco pelos mais famosos clubes de Nova York, como o famoso Studio 54, que atraia verdadeira multidão que se imprensavam nas filas para entrar no clube. A Disco iniciou nos ano 70 o que hoje conhecemos como Dance Music.

Um dos primeiros latinos a serem reconhecidos no mundo da Dance Music, sem dúvida, foram o duo Latin Rascals (Tony Moram e Albert Cabrera). Eles praticamente começaram suas carreiras no inicio de tudo isso, por volta de 1981. Tony Moran já editava músicas para a Downtown Records quando Albert Cabrera entregou-lhe uma fita cassete com algumas edições gravadas. E logo uma grande personalidade de uma rádio de Nova York se interessou em tocar sua fita e lhe pediu novas edições. Sabendo que Albert não possuia equipamento apropriado, Tony Moran permitiu que utilizasse o seu. Nascia alí a união do Latin Rascals.

Eles mudaram para uma outra rádio, a KISS FM, onde ficariam famosos por suas edições de músicas já consagradas, no programa chamado Paco Super Mixes. O sucesso do duo chama a atenção do produtor Arthur Baker, que lhe oferecem o primeiro trabalho de edição na música "Breakers Revenge". Outros trabalhos de edição surgiram para o Latin Rascals. Talvez o trabalho de "edição" não pareça tão especial assim à primeira vista, mas foi muito importante para os latinos terem encontrado essa brecha na indústria da música, sem dúvida um grande passo prevendo o que estaria por vir.

abaixo algumas edições do Latin Rascals

FREEZE - AEIOU (LATIN RASCALS CLUB MIX)
http://www.4shared.com/file/36364093/72d84a06/Freeze_-_AEIOU_Latin_Rascals_Club_Mix.html

NAYOBE - PLEASE DON'T GO (LATIN RASCALS DUB MIX)
http://www.4shared.com/file/36367453/cbd10238/nayobe_-_please_dont_go__latin_rascals_dub_mix_.html

LATIN RASCALS - MACHO MOZART (12 INCH VERSION)
http://www.4shared.com/file/36365694/508dc472/_2__Latin_Rascals_-_Macho_Mozart__12_Inch_Version_.html

domingo, 27 de janeiro de 2008

A PRIMEIRA MÚSICA FREESTYLE



Essa é uma dúvida que continua até hoje. Mas duas músicas estão no páreo. São elas "Let The Music Play" da Shannon e "Please Don't Go" da Nayobe. Para se entender essa história devemos voltar lá no início dos anos 80 com o aparecimento da bateria eletrônica. Um dos primeiros a usá-la com êxito foi o DJ e produtor Arthur Baker que junto com o tecladista John Robie foram responsáveis por vários sucessos do Electro Funk. Mais tarde resolveram trilhar caminhos diferentes. Arthur Baker escreveu e produziu "I.O.U." para o grupo Freeze, liderado pelo vocalista John Rocca. Por sua vez, John Robie projetou o grupo C-Bank produzindo o single "One More Shot" interpretado pela vocalista Jenny Burton. Essas duas músicas trouxeram uma nova sonoridade para a Dance Music daquela época. Esse foi o primeiro passo para o que estaria por vir nos próximos anos.
Em 1984 explodiu uma nova dança, um jeito meio robótico de se dançar chamado Breakdance. A base dessa dança estava no Hip Hop Be Bop ou Electro Funk como também era conhecido. Porém o verdadeiro hino do Break iria surgir das mãos de um jovem persistente chamado Chris Barbosa. Ele começou sua carreira como DJ no Bronx e logo se tornou correspondente de uma rádio onde fazia a lista do TOP 20 daquela rádio, visitava várias gravadoras e conhecia muita gente importante. Até que ele conheceu um correspondente da revista Billboard chamado Nelson Cruz e ficaram amigos. Nessas idas e vindas das gravadoras eles foram convidados a trabalhar na Emergency Records na parte de filmográfia. Mas sem produzir algo interessante foram transferidos para a àrea de produção musical e de cara receberam a missão de escrever um Rap. Os proprietários da gravadora gostaram do trabalho e prometeram entrar logo em gravação. Chris Barbosa ficou tão emplogado com a idéia de produzir música que logo comprou um teclado profissional e uma bateria eletrônica. Sem nenhuma formação musical ele caiu dentro e foi juntando material, acumulando idéias, até que, compôs a música que iria mudar a sua vida e também a Dance Music.

Ele mostrou para alguns amigos que acharam muito legal e também muito diferente do que eles tinham visto até então. Foi aí que ele conheceu o produtor musical da Emergency Records, Mark Liggett que ficou impressionado com a composição e logo trataram escrever a letra e arranjar uma boa cantora para canção. Então apareceu Brenda Shannon Green, a primeira a tentar e por sua sorte a escolhida para interpretar "Let The Music Play". Produzida por Mark Liggett e Chris Babosa essa música introduziu um novo som na Dance Music. Com sua batida quebrada "Let The Music Play" foi considerada o hino do Breakdance, alcançando o 2º lugar na parada R&B e 8º lugar na parada POP da Billboard.
Neste mesmo ano o empresário Sal Abbatiello proprietário da Fever Records decidiu apostar no jovem inexperiente produtor Andy Panda Tripoli para a produção de um novo som que pudesse alcançar os Top Hits. Então ele se deparou com a jovem Nayobe Catalina Gomes descendente de cubanos. A garota venceu vários concursos de talento até ser contratada pela Fever Records para fazer alguns backing vocal para artistas como Fat Boys e Kurtis Blow.
Foi aí que Andy Panda estava procurando uma cantora para sua canção e conheceu Nayobe. Juntos escutaram a melodia e fizeram a letra de "Please Don't Go" que logo virou sucesso nos clubes e acabou ficando em 5º lugar na parada Dance de Miami. O sucesso dessa música serviu de ponte para outras gravações no mercado que a partir dali ficaram conhecidas como Latin Hip Hop (que mais tarde se tornou Latin Freestyle).
SHANNON - LET THE MUSIC PLAY - 1984 Emergency Records
NAYOBE - PLEASE DON'T GO - 1984 Fever Records