NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

sábado, 29 de março de 2008

COMPANY B


O grupo formado por Charlotte McKinnon, Lori Ledesma e Susan Johnson surgiu em 1986 no single “Fascinated” produzido por Ish Ledesma, um dos grandes atuantes produtores do Freestyle de Miami. No ano seguinte, o Company B lançou mais singles como “Jam On Me”, “Perfect Lover”, “Full Circle” até o lançamento do primeiro album do grupo.

Na história do Company B, diversas integrantes foram substituida, a começar por Charlotte McKinnon que foi trocada por Lezlee Livrano antes mesmo do segundo single. Depois Susan Johnson e Lezlee Livrano saíram para dar lugar a Donna Huntley e Sheena, que em breve foi substituída por Julie Marie. Mais tarde Lezlee Marie e Susan Johnson voltaram para o grupo no lugar de Donna e Julie. O Company B lançou três álbuns, sempre seguindo a linha Electro, Freestyle, House e Disco.
1986 Atlantic Records
1987 Atlantic Records
1987 Atlantic Records
1988 Atlantic Records
1989 Atlantic Records

quarta-feira, 26 de março de 2008

JILL

Esse artista não se conhece muito sobre ele, apenas que estourou em Miami, no ano de 1986, com a música “Match Made Up In Heaven”. Depois lançou mais dois singles “Wait For Me” e “Friendly Advice” com produtores e gravadoras diferentes.


JILL - MATCH MADE UP IN HEAVEN (EXTENDED)
1986 Paris International Records


JILL - WAIT FOR ME (12'' VOCAL)
1987 Bush Baby Records

segunda-feira, 24 de março de 2008

SWEET SENSATION (parte 1)


O trio formado por Betty Dee e as irmãs Margie e Mari Fernandez surgiu em 1986 com o single “Hooked On You”. Mas essa história começou quando as amigas Betty e Margie comheceram o rapper Romeo J.D., que na época fazia parte de um grupo chamado Boogie Boyz e fez sucesso com a música “A Fly Girl”. Porém Romeo era um rapaz muito talentoso e escreveu uma canção chamada “Hooked On You”, que junto com as meninas decidiram gravar uma demo e mostrar para seu produtor Ted Currier.


A gravadora Next Plateau gostou da canção e decidiu regrava-la com a ajuda do produtor Ted Currier. Estavam prestes a prensar o disco e ainda não tinham um nome definido para o grupo. Foi então que o empresário deu a idéia de formar um grupo feminino e chamar Mari, a irmã de Margie para ser a terceira integrante do grupo. O grupo se chamaria Sweet Temptation, por pressão do empresário do grupo The Tamptation, eles mudaram para Sweet Sensation dias antes da prensagem do single.


O single “Hooked On You” tocou em algumas radios de Nova York alcançando o topo das paradas junto com a música “Sweet Love” de Anita Baker. Depois o grupo veio com outros singles até lançar o primeiro álbum Sweet Sensation – Take It While It’s Hot.


1986 Next Plateau

1988 ATCO Records


1988 ATCO Records

1988 ATCO Records


1987 ATCO Records


1987 ATCO Records

sábado, 22 de março de 2008

GENUINE PARTS


Esse grupo feminino de Miami tem como integrantes as cantoras Ivete e Diley. O grupo nasceu da idéia do DJ e produtor Avy González, que ficou consagrado como DJ no clube Banana Boat, da Florida. Após deixar o clube para se dedicar a produções em estúdio, fez um remix para o grupo Erotic Exotic e iniciou seu primeiro projeto criando o grupo Genuine Parts com a música “Did It Feel Like Love” de 1986. Mais tarde produziu outros singles como “I Don’t Care For You”, “Star Our Love Again” e “Show Me What Do”.


1986 Pizazz Records


1987 Pizazz Records


1987 Pizazz Records

sexta-feira, 21 de março de 2008

NOCERA


Depois que o Latin Freestyle conquistou Nova York e Miami, artistas de outras partes dos EUA mostraram a sua cara e viraram verdadeiros clássicos do Freestyle. E um desses artistas, sem dúvida, foi a cantora Maria Nocera. Ela já era cantora iniciante na Itália onde nasceu, na cidade de Parma. Chegando ao EUA conheceu o produtor Floyd Fisher, que juntos trabalharam no estúdio gravando demos para outros artistas.

Em julho de 1985, decidiram gravar uma canção que juntos compuseram, chamada “Summertime Summertime”. A música foi gravada em vários estilos musicais da época e até novembro daquele ano, ainda não tinham decidido qual estilo seria gravado o single. Mas, quando o produtor e artista Mantronik apresentou o seu remix, ele foi escolhido na hora. E em 1986, foi lançado “Summertime Summertime” pela gravadora Sleeping Bag.

Um ano depois vieram mais dois singles, “Let’s Go” e “Tell U So”, que tiveram a mão de dois grandes nomes do momento, Latin Rascals e Little Louie Vega. Nesse mesmo ano saiu o primeiro álbum da Nocera – Over The Rainbow .

terça-feira, 18 de março de 2008

THE COVER GIRLS (parte 1)


O produtor Andy “Panda” Trípoli, que descobriu a cantora Nayobe, escreveu uma nova canção chamada “Show Me” para o grupo Exposé de Miami, porém o grupo recusou a canção. Então o empresário Sal Abbatiello, proprietário da Fever Records e Andy Panda resolveram formar seu próprio grupo feminino, convocando uma audição para escolher as meninas à integrarem o grupo. O sonho dos dois era formar um grupo que fosse bastante popular tanto na comunidade latina como no mercado Pop. Eles chamavam de versão latina das Supremas. As Supremas eram um grupo de garotas que fizeram sucesso nos anos 70 e que tinha Diana Ross como uma das integrantes. Depois de ouvir mais de 300 candidatas, uma jovem chamou atenção do produtor Andy Panda. Seu nome Louise “Angel” Sabater. Outras duas jovens foram escolhidas, Caroline Jackson e Sunshine Wright. As três formariam o grupo The Cover Girls. O produtor Andy Panda com a ajuda da dupla Latin Rascals (Tony Moran e Albert Cabrera), produziram uma demo da música “Show Me” e iniciaram o trabalho de distribuição nos clubes de Nova York.

Em sua primeira apresentação, as meninas do Cover Girls estavam vestidas de “roupão” e nas primeiras notas da introdução da música, o público fixou o olhar nas meninas que estavam no palco. Ao final da música, o público ainda cantava o refrão “show me, show me...”. Em 1986, foi lançado oficialmente o single “Show Me” do Cover Girls, que já estava estourado em várias rádios dos EUA. Em 1987, veio o segundo single “Because Of You” e conseqüentemente o primeiro álbum do Cover Girls – Show Me.

THE COVER GIRLS - SHOW ME (THE NEST MIX) 1986 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40977425/981d073f/The_Cover_Girls_-_Show_Me__The_Nest_Mix_.html

THE COVER GIRLS - SHOW ME (HEARTTHROB MIX) 1986 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40978817/c47dce2/The_Cover_Girls_-_Show_Me__Hearthrob_Mix_.html

THE COVER GIRLS - BECAUSE OF YOU (REMIX) 1987 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40986533/534b09c8/The_Cover_Girls_-_Because_Of_You__Remix_.html

THE COVER GIRLS - BECAUSE OF YOU (HEARTTHROB DUB) 1987 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40985776/567c43c3/The_Cover_Girls_-_Because_Of_You__Hearttrhob_Dub_.html

THE COVER GIRLS - BECAUSE OF YOU (DONE PROPERLY DUB) 1987 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40985191/5216875c/The_Cover_Girls_-_Because_Of_You__Done_Properly_Dub_.html

THE COVER GIRLS - INSIDE OUTSIDE (12'' VOCAL) 1988 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40982979/518a4be1/The_Cover_Girls_-_Inside_Outside__12_Vocal_.html

THE COVER GIRLS - INSIDE OUTSIDE (DRUMAPELLA) 1988 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40984407/d4c03cae/The_Cover_Girls_-_Inside_Outside__Drumapella_.html

THE COVER GIRLS - INSIDE OUTSIDE (DUB 1) 1988 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40980880/4054d36/The_Cover_Girls_-_Inside_Outside__Dub_1_.html

THE COVER GIRLS - INSIDE OUTSIDE (DUB 2) 1988 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40981556/e8ac6278/The_Cover_Girls_-_Inside_Out_Side__Dub_2_.html

THE COVER GIRLS - ONE NIGHT AFFAIR (CLUB) 1988 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40987291/fa59f18e/The_Cover_Girls_-_One_Night_Affair__Club_.html

THE COVER GIRLS - PROMISE ME (12'' VOCAL) 1987 Fever Records

http://www.4shared.com/file/40979989/834347fe/The_Cover_Girls_-_Promise_Me__12_Vocal_.html

quinta-feira, 13 de março de 2008

TKA (parte 1)


A história desse grupo, que definiu o Latin Freestyle, começou bem antes de sua formação oficial em 1986, com Tony, Kayel e Aby. Tudo começou quando Kayel fazia parte de um grupo de rap chamado “Future Force”. Com esse grupo eles se apresentaram em vários clubes de Nova York. Era comum nos clubes da época, grupos amadores procurarem uma chance de seguir uma carreira de sucesso, mas infelizmente com o “Future Force” não foi diferente e o grupo se desfez. Na mesma época Tony fazia parte de um grupo de rap chamado “Supersonic”, que infelizmente também não deu certo. Então Kayel e Tony se juntaram e mais tarde chamaram um outro jovem Spider para formar um novo grupo chamado “The Disciples”. Com o novo grupo se apresentaram em pequenos clubes e em festinhas de família. Um tempo depois Tony convidou seu primo Aby para o grupo. O grupo “The Disciples” não tinha nenhuma música original, foi ai que Kayel apresentou a letra de “Scars Of Love”, uma canção romântica do seu antigo grupo e eles a transformaram em um rap cantado numa base romântica.

Toda história começou a se definir quando Kayel foi até a Tommy Boy Records levar uma fita demo de um rap ao produtor Joey Gardner. Mas o rap foi rejeitado, porque o Hip Hop estava em baixa. Mas antes que Joey Gardner pudesse dispensar aquele rapaz que veio tão empolgado, Kayel lhe disse que eles também sabiam cantar e convidou-o para uma apresentação. Joey Gardner chegou a uma festinha de 16 anos de uma garota onde o grupo “The Disciples” se apresentavam e empolgavam aqueles latinos ali presentes, em que Kayel cantava “Scars Of Love”, canção que ele próprio compôs. Joey Gardner ficou tão empolgado e resolveu levá-los para a Tommy Boy Records. A primeira idéia era criar uma versão latina de Planet Patrol, tendo Tony, como líder do grupo. Joey Gardner então apresentou o Latin Rascals para a produção da música. A idéia de “Scars Of Love” cantada em rap foi discartada e partiram para uma segunda canção para ser o primeiro single do grupo. A música era “One Way Love”, tendo como vocalista Aby, depois de já ter tentado com a voz de Spider, mas não dando certo. Após a escolha do nome do grupo como “The TKA Disciples”, Joey Gardner apresentou novas músicas a Tommy Boy Records, que ficaram impressionados e tratou-lhe de arrumar o primeiro trabalho para o grupo como backing vocal no single do grupo Rock Squad – “Facts Of Life”.

As músicas demo “Scars Of Love” e “One Way Love” tocaram por semanas no clube Devil’s Nest pelo DJ Little Louie Vega, antes da primeira apresentação do grupo. Chegado esse dia, eles estavam muito nervosos em sua primeira apresentação como astros. O público ficou supreso quando o TKA entrou no palco e viram que eles não eram negros, como a maioria dos cantores que seguiam esse estilo, e sim, latinos como grande parte do público lá presente. Em 1986 foi realizado o primeiro single do TKA - “One Way Love”. Tamanha alegria dos rapazes foi quando ouviram pela primeira vez a sua música no radio, eles ficaram bastante emocionados. Algumas semanas depois “One Way Love” estava em primeiro lugar. Em 1987, foi lançado o primeiro álbum do TKA “Scars Of Love”, com seis músicas de sucesso.
TKA - SCARS OF LOVE (12'' VOCAL) 1987 Tommy Boy Records
TKA - SCARS OF LOVE (DUB VERSION) 1987 Tommy Boy Records
TKA - TEARS MAY FALL (EXTENDED DANCE MIX) 1987 Tommy Boy Records
TKA - TEARS MAY FALL (DUB) 1987 Tommy Boy Records
TKA - X-RAY VISION (CLUB VOCAL) 1988 Tommy Boy Records
TKA - X-RAY VISION (DUB) 1988 Tommy Boy Records
TKA - COME GET MY LOVE (12'' VOCAL) 1986 Tommy Boy Records
TKA - ONE WAY LOVE (HOT MIX) 1986 Tommy Boy Records
TKA - ONE WAY LOVE (X-MIX) 1986 Tommy Boy Records

quinta-feira, 6 de março de 2008

SEQUAL


Este grupo surgiu em 1985, produzido por Lewis A. Martineé com o sucesso “It’s Not Too Late”. O grupo formado por Angie Vollaro e Maria Christensen lançaria outros singles como “She Don’t Want You”, “I’m Over You”, “Tell The Truth” entre outros, até chegar ao primeiro álbum do Sequal em 1988.
SEQUAL - IT'S NOT TOO LATE (12'' VERSION) 1985 Joey Boy Records
SEQUAL - I'M OVER YOU (MAXI-MIAMIX-MIX) 1988 Capitol Records
SEQUAL - TELL THE TRUTH (BASS THE TRUTH) 1988 Capitol Records

segunda-feira, 3 de março de 2008

LEATHER & LACE


Esse grupo feminio formado por Arlene, Lottie Dah e Mirian Mercado teve uma curta carreira, mas fizeram a sua parte na história do Latin Freestyle com os sucessos “Tender Heart” e “Let Your Body Go”. A música “Tender Heart” é facilmente encontrada em várias compilações de Freestyle. Das três integrantes do grupo, apenas Arlene seguiu carreira solo com sucesso.

LEATHER & LACE - TENDER HEART (DUB VERSION) 1985 Midnight Sun Records

http://www.4shared.com/file/39463534/66028d2c/Leather__Lace_-_Tender_Heart__Dub_Version_.html

sábado, 1 de março de 2008

EXPOSÉ


Outra figura importante para o Freestyle de Miami, foi o grande produtor Lewis A. Martineé, que formou o trio de sucesso Exposé. Na verdade a sua idéia era de formar um grupo POP Latino, algo parecido como o Miami Sound Machine de Glória Estefan. Para formar esse grupo Lewis A. Martineé convidou primeiro uma garota que trabalhava com ele num clube que se chamava Lori. Depois convidou Sandra “Sandee” Casanas para se juntar ao grupo. Por último foi a vez de Alejandra “Ale” Lorenzo, que participou de um teste de audição e veio a se tornar parte do grupo. A 4º garota Laurie Miller, que seria a coreógrafa, acabou entrando para o grupo no lugar de Lori. Assim completando a formação original do grupo.


Com essa formação, o Exposé lançou 2º singles em 1985, “Exposed To Love” e “Point Of No Return”. Mas não durou muito, pois Sandeé saiu do grupo em carreira solo e as outras duas integrantes Ale Lorenzo e Laurie Miller também abandonaram o Exposé. Porém o produtor e idealizador do grupo, Lewis A. Martineé, recrutou três vocalistas de diferentes bandas, chamadas Ann Curless, Goia Bruno e Jeanette Jurado, para a nova formação do Exposé. Com a nova formação foi lançado o 4º single “Come Go With Me” e posteriormente o 1º álbum “Exposure”, sendo que as duas primeiras músicas do grupo entraram no álbum com suas gravações originais, ou seja, com os vocais da primeira formação do Exposé. Mas isso em nada dificultou a trajetória de sucesso do grupo. Para se ter uma idéia, com exceção dos Beatles, esse álbum foi o primeiro a conseguir emplacar 4 músicas de sucesso no TOP 10 da Billboard.
EXPOSÉ - EXPOSED TO LOVE (12'' VERSION) 1986 Arista Records
EXPOSÉ - COME GO WITH ME (EXTENDED MIX) 1987 Arista Records
EXPOSÉ - LET ME BE THE ONE (EXTENDED MIX) 1987 Arista Records
EXPOSÉ - SEASONS CHANGE (EXTENDED REMIX) 1987 Arista Records
EXPOSÉ - POINT OF NO RETURN '87 (EXTENDED MIX) 1987 Arista Records