NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

CYNTHIA (parte 1)


Cynthia Torres, nasceu em Nova York no bairro do Harlem Espanhol e já com 12 anos de idade queria ser uma cantora popular, porém sua mãe queria que ela se tornasse uma cantora de Ópera. Então começou a tomar aulas de canto para ser uma cantora de Ópera, era totalmente diferente do que ela queria ser, mas mesmo assim era bastante disciplinada. Porque o que importava para Cynthia, era a música em si.

Com 16 anos de idade, ela já tinha uma banda formada só com amigas da escola. Na verdade era um trio feminino, formado por Cynthia, sua mealhor amiga Wilma, que mais tarde se tornou Sa-fire e uma outra amiga da escola. Na época, o grupo recebeu dicas de Kayel do TKA à se aperfeiçoarem em um estilo musical. O trio se desfez quando Wilma conseguiu contrato com uma gravadora.

Mas a amiga de Cynthia não se esqueceu dela. Mais tarde em 1987, Sa-fire lançava seu segundo single, já era uma artista de sucesso e conseguiu uma audição para Cynthia com produtores de uma nova gravadora que surgia. Na oportunidade Cynthia não foi bem, mas os produtores Mickey Garcia e Elvin Molina prometeram dar uma nova chance. Duas semanas depois Cynthia gravou o seu primeiro single “Change On Me”, se tornando o primeiro sucesso real da gravadora Micmac. Mais tarde Cynthia gravou outros dois singles “Thief Of Hearts” e “Endless Night”, e em 1990, veio o seu primeiro álbum.


1988 Micmac Records


1988 Micmac Records


1989 Micmac Records


1989 Micmac Records


1989 Micmac Records


1990 Micmac Records

quarta-feira, 16 de abril de 2008

C-BANK


Em 1983, o produtor John Robie projetou o grupo C-Bank na música “One More Shot”, interpretada pela cantora Jenny Burton, na Next Plateau Records. No mesmo ano Jenny Burton seguiu outros caminhos e John Robie procurou outra vocalista para o próximo single “Get Wet”, que não emplacou como o anterior. Em 1985, o C-Bank voltou com novo single “Good To The Last Drop” com a vocalista Eleonore Mills, desta vez com outro produtor, David Cole. Em 1986, novo single “Nightmare Of A Broken Heart” com a mesma vocalista Eleonore Mills.

Em 1987, o C-Bank volta ao sucesso com o single “I Won’t Stop Loving You”, desta vez com a vocalista Diamond Eyes e produzida pela dupla Mickey Garcia e Elvin Molina. Ainda no mesmo ano, mais um single “Perfect”, desta vez com a vocalista Geminis e produção da dupla Mickey Garcia e Elvin Molina. Em 1988, mais um single “I’m So In Love With You” com a mesma vocalista e os mesmos produtores. Em 1997, a gravadora Next Plateau juntou todo material e produziu um álbum chamado C-Bank – Greatest Hits.
1983 Next Plateau Records
1983 Next Plateau Records
1985 Next Plateau Records
1986 Next Plateau Records
1987 Next Plateau Records
1988 Next Plateau Records
1988 Next Plateau Records

sábado, 12 de abril de 2008

MICMAC


Essa foi uma das mais importantes gravadoras especializada em Freestyle, idealizada por Mickey Garcia. Toda a história começou quando ele tinha 7 anos de idade ouvindo os discos de 45 rpm de seu pai. Aos 13 anos seus irmãos já levavam o jovem Mickey para as Discotecas e pintavam seu cabelo para parecer mais velho. Seu interesse em ser DJ aconteceu em 1973, quando viu um DJ chamado Tony Gio tocando. Naquela época se tocava álbuns de artistas como James Brown, Barry White etc.

Mickey começou tocando num clube chamado Uncle Charlie’s junto com John “Jellybean” Benitez e ficaram amigos naquela ocasião. Seu primeiro grande momento aconteceu quando foi convidado para tocar na rádio Kiss FM, onde lá tocava o famoso DJ Shep Pettibone, a quem Mickey era fã e ligou milhões de vezes tentanto falar com ele no ar. No dia, ele tocou 3 horas seguidas na Kiss FM.
Devido ao sucesso que Mickey Garcia causou em sua apresentação na Kiss FM, ele acabou ganhando um programa próprio numa outra rádio, a WKRB e virou personalidade. Como já era personalidade na rádio, um próximo estágio a seguir era oferecer seus serviços de produtor e remixes. Até que no final de 1986, Mickey Garcia junto com Elvin Molina escreveram e produziram sua primeira música para a gravadora Next Plateau, chamada “I Won’t Stop Loving You” do C-Bank, onde tinha nos vocais a cantora Diamond Eyes. O single foi lançado em 1987 e logo virou sucesso, decolando sua carreira de produtor.

No mesmo momento, um velho amigo de Mickey, chamado George Vascones, que fora responsável por seu primeiro trabalho como DJ, em 1974, lhe procurou dizendo que empresariava uma menina muito boa, de voz espetacular, que precisava conhecê-la. Então Mickey foi até o lugar marcado e lá estava ela, parecia um garoto, com cabelos curtos, mas quando começou a cantar, logo tocou no seu coração. Seu nome era Judy Torres.

Mickey havia escrito uma nova canção chamada “Love’s Gonna Get You Tonight” e precisava de uma vocalista para interpretá-la e Judy apareceu na hora. No mesmo momento ele fazia uma audição com uma outra garota chamada Vickie Ryan para a música “No Reason To Cry”. Porém Vickie achou que essa música seria um fracasso e pediu para gravar a outra que seria para Judy Torres. Mickey voltou atrás e fizeram a troca das músicas. Resultado: Judy Torres virou um sucesso.

Um certo dia, Mickey Garcia reencontrou um velho amigo no seminário da nova música em Nova York, chamado Marvin Schlachter. Eles se conheciam desde os anos 70, em que Marvin era proprietário da Prelude Records e Mickey tocava seus discos. Marvin ficou sabendo do sucesso de Mickey como produtor e lhe pediu que produzisse uma música para ele na sua nova gravadora que pretendia abrir. Porém, Mickey queria dar um outro passo à frente, que seria formar sua própria gravadora. Então, Marvin fez uma outra proposta. Porque não abrir junto essa nova gravadora. Mickey concordou, mas com algumas condições. Se ele pudesse escrever e produzir todas as músicas. Trato feito. Então, nascia a Micmac Records.

Mickey não acreditava no que estava acontecendo, de DJ passou a ser proprietário de gravadora com apenas 25 anos de idade. Agora era hora de por mãos à obra. Mickey já tinha uma música pronta. Vickie Ryan - “Love’s Gonna Get You Tonight”. Então resolveu lançá-la como o primeiro single da Micmac Records. Na verdade, a música foi considerada um verdadeiro fracasso. Depois de dois grandes sucessos com C-Bank e Judy Torres, não era isso que iria abalar o jovem Mickey Garcia.

Marvin o-incentivou e disse para ele ir em frente, entrar em estúdio e gravar uma outra música. Então Mickey contou com a ajuda de seu parceiro Elvin Molina para encontrarem um novo artista. Foi aí que surgiu as gêmeas Awilda e Mildred, juntas formavam o duo sexy, Rios Sisters. A música “You” foi o segundo single da Micmac. Depois de passado pelo fracasso do primeiro single, a Micmac estava no caminho certo para lançar o terceiro single da gravadora. Cynthia com “Change On Me”, se tornou o primeiro sucesso real da Micmac Records. A partir daí, surgiram outros artistas que mais tarde virariam ídolos do Freestyle, como Johnny O, Nyasia, Tiana, Two Without Hats, entre outros.
1987 Micmac Records

terça-feira, 8 de abril de 2008

MONET


Na verdade a história desse grupo é a história de dois produtores, Chris Barbosa e Mark Liggett, responsáveis pela descoberta da cantora Shannon na música “Let The Music Play”, em 1984. De lá pra cá, a dupla produziu todos os álbuns da Shannon além de outros artistas como Nolan Thomas etc. Então em 1987, eles resolveram abrir sua própria gravadora, a Ligosa Records.


Monet na música “My Heart Gets All The Breaks” foi o primeiro single. Depois vieram outros singles como “Give In To Me”, “Do You Remember”, “No Room For Three” e “Come On To Me” até o lançamento do primeiro álbum do Monet – Leave The Lights On, em 1987. Depois disso Barbosa e Liggett se dedicaram a outros artistas na gravadora.


1987 Ligosa Records

1987 Ligosa Records

1987 Ligosa Records

1987 Ligosa Records

1987 Ligosa Records

sábado, 5 de abril de 2008

SA-FIRE (parte 1)


Seu nome real Wilma Cosme, nascida em Porto Rico e se mudou com a família para o Harlem Espanhol em Nova York ainda criança. Ela participou de corais de Escolas e Igrejas, e quando adolescente estudou canto. Logo formou uma banda com suas amigas, onde cantava na noite (uma de suas amigas era a cantora Cynthia). A Cutting Records que sempre investiu no Electro Funk, viu que o Latin Freestyle começava a dominar o mercado, então resolveu investir nesse segmento e para isso, fez uma audição para encontrar o seu primeiro artista. Foi aí que Wilma e suas amigas da banda resolveram fazer o teste. Mas somente Wilma foi escolhida para gravar o single “Don’t Break My Heart” em 1986.

Em 1987, Sa-Fire gravou o segundo single “Let Me Be The One” em que ela própria co-escreveu. O single logo ganhou suporte dos clubes de Nova York, Miami, Los Angeles, São Francisco e Texas, fazendo Sa-Fire uma artista conhecida na Dance Music em todo EUA. Com o sucesso dos dois primeiros singles, Sa-Fire assinou contrato com a Mercury para lançar o seu primeiro álbum. O terceiro single “Boy I’ve Been Told” alcançou os primeiros lugares nas rádios que tocavam Dance Music confirmando sua posição como estrela do Latin Freestyle e Dance Music.
1986 Cutting Records
1987 Cutting Records
1987 Cutting Records
1988 Mercury Records
1988 Mercury Records
1988 Mercury Records