NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

domingo, 30 de novembro de 2008

FREESTYLE MADE IN BRAZIL (parte 1)

Em 1991, logo após o lançamento do terceiro álbum do “Funk Brasil”, que não obteve o mesmo sucesso dos seus anteriores, DJ’s e produtores nacionais resolveram internacionalizar o Funk Carioca produzindo músicas cantadas em inglês. O DJ Marlboro responsável pelos álbuns do “Funk Brasil” e o tecladista Humberto Mello, sob o nome de People Bass, produziram duas músicas que fizeram bastante sucesso nos bailes e nas rádios do Rio de Janeiro “Your Love” intepretado por Abdula e “Real Love” por Jackeline, que na verdade eram regravações de suas originais e não material novo, porém era o pontapé para o que viria nos anos seguintes com a nacionalização do Funk Melody, mas isso é uma outra história.

Outro grupo de DJ’s e produtores, denominados Bass Crew, que tem como integrantes o MC Guto e o Adriano DJ, produziram algumas músicas de própria autoria contando com a ajuda do cantor Latino, recém chegado dos Estados Unidos. Com essa união surgiram alguns sucessos como “Brought Me Love” e “Think About” interpretadas por Latino e também “You Took My Love” interpretada por You Can Dance e “Without You” por Mike Dee. Essas foram algumas das primeiras produções em Freestyle nacional ou seja, Funk Melody.

1991 Polygram Records

1991 Polygram Records
1991 Bass Crew Records

1991 Bass Crew Records

1993 Bass Crew Records

1993 Bass Crew Records

sábado, 22 de novembro de 2008

SOAVÉ


Jefrey Martinez nasceu em Nova Jersey e começou a cantar profissionalmente em 1989, quando conheceu o produtor Owen “O.S” Soba, que produziu o sucesso “Crying Over You”, na Micmac Records. Esse single dominou as paradas Freestyle dos Estados Unidos e alavancou sua carreira para o lançamento do segundo single “If You Want Me”, em 1990. Nesse segundo single, Soavé também obteve grande sucesso, provando que aquele jovem cantor tinha grande potencial.

No ano seguinte, veio o terceiro single “Don’t Look Back”, que não obteve o mesmo sucesso dos seus anteriores. Soavé ficou desaparecido por um tempo, só voltando em 1995, para o lançamento do quarto single “Where Did We Go Wrong” na Brewster Records.

Soavé se apresentou em vários clubes famosos como Studio 54, Roseland, Roxy entre outros. Ele também se apresentou em programas de TV e rádio. Sua música foi sucesso em várias cidades como Nova York, Miami, Califórnia, Filadélfia e Chicago.
1989 Micmac Records
1990 Micmac Records
1991 Micmac Records
1995 Brewster Records

sábado, 15 de novembro de 2008

TRILOGY

O grupo foi formado em 1984, por três rapazes porto-riquenhos vindo do Bronx e Brooklyn chamados CNR Rivera, J.R. Manset e Duran Ramos. O grupo fez uma audição na Jackie Jack Records e os proprietários da gravadora ficaram impressionados com os rapazes e logo assinaram contrato para gravação do primeiro single chamado “Red Hot”, em 1986.

Com o lançamento do primeiro single, o Trilogy se aprensentou em vários clubes de Nova York, inclusive o famoso Funhouse. Em 1987, o grupo assinou com a Prism Records e lançaram o segundo single “Latin Love”, que se tornou o grande sucesso do Trilogy, alcançando o primeiro lugar nas rádios Hot 103 e Power 96.

Em 1988, o Trilogy lançou o terceiro single “Gotta Be Free” na Prism Records. Ficaram dois anos desaparecidos e assinaram com ATCO Records para o lançamento do single “Love Me Forever” com produção de Robert Clivilles e David Cole. Nos anos 90 lançaram outros singles em versão House e também fizeram alguns vocais para o C&C Music Factory.
1986 Jackie Jack Records
1987 Prism Records
1988 Prism Records
1990 ATCO Records

domingo, 9 de novembro de 2008

BODY & STYLE

A história do grupo começou a ser traçada desde os anos 80, quando o jovem Cjay ouviu a canção de Judy Torres “No Reason To Cry” e sonhou em ter suas canções produzidas pelas mesmas pessoas que fizeram a história do Freestyle. Em breve seus sonhos se tornariam real, quando ele conheceu Spider, que foi um dos integrantes do TKA no início de carreira. Cjay lhe apresentou uma canção chamada “Listen To My Cries”, que Spider mostrou para Mickey Garcia, o homem por trás do sucesso de Judy Torres e acabara de montar sua gravadora, a Micmac. Cjay viu sua canção tomar vida e o Body & Style elevar a um nível de estabilidade como um dos artistas Freestyle da primeira geração.

Alguns anos mais tarde, Cjay conheceu Sandro Javier, que também sonhava em alcançar o estrelato na música. Sandro se apresentou em inúmeros lugares e eventos como artista. Sua habilidade em escrever e o sentimento que ele expressava foram os ingredientes que ajudaram a moldar o novo Body & Style. O grupo lançou outra música “Untouchable”, depois desapareceu da cena Freestyle.

BODY & STYLE - LISTEN TO MY CRIES (LISTEN TO MY CLUB VERSION)
1988 Micmac Records

BODY & STYLE - UNTOUCHABLE (ALBUM VERSION)
1992 Micmac Records

sábado, 1 de novembro de 2008

EXO

Esse grupo surgiu com o single “Why Did You Do It” em 1989, lançado pela Micmac Records. O grupo tem como integrantes David Santiago, Ismael A. Cardona e seu irmão Samuel A. Cardona como cantor líder. EXO fez um sucesso razoável neste primeiro single e no ano seguinte lançaram mais uma música “Do Or Die”, mas não obteve o mesmo sucesso do anterior. Depois disso não se ouviu falar mais do grupo, porém suas músicas podem ser encontradas nas compilações lançadas pela gravadora Micmac.

1989 Micmac Records



1990 Micmac Records