NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

TONY "DR. EDIT" GARCIA (parte 1)

Considerado um dos mais importantes produtores da música Freestyle, ele começou sua carreira como DJ em 1972, tocando em pequenos clubes e bares. Em 1979, Tony fez um remix que passou a ser tocado regularmente na rádio KISS FM pelos DJs Shep Pettibone e Tony Humphries. Depois disso Tony Garcia decidiu montar sua própria gravadora, a Mr. T Records.

Seu primeiro sucesso foi em 1983, com a música “Can’t Get Enough Of You” cantada por Wickett, que fez um mero sucesso na Europa. Foi quando começou a ter lições de como administrar uma gravadora e ao mesmo tempo “editar” músicas para seu irmão Mickey Garcia da Micmac Records.

Porém, Tony decidiu fechar a Mr. T Records e, inexplicavelmente pouco tempo depois, abriu uma nova gravadora, a High Power Records. Seu primeiro sucesso nessa nova gravadora foi “My Sweet Love” em 1988, cantada por Reinald-O. Depois vieram outros singles como Edee - “Baby It’s You”, Margie – “Don’t Go”, Alvin LeBass – “Take A Break”, Eclipse – “No One But You”, que fizeram um razoável sucesso nos clubes.

No final de 1989, ele voltaria a fazer sucesso com o lançamento do duplo single de Peter Fontaine – “Just Like The Wind”/”The Way She Look At Me”. Depois vieram Reinald-O - “Another Night”, “Forever (Can’t Let You Go)” e Wickett Rich com “Don’t Let Me Go”. Mas o maior sucesso de Tony Garcia viria na voz de uma menina de 12 anos chamada Suzane “Lil Suzy” Casale, com o mega hit “Take Me In Your Arms”. Nessa música Tony Garcia ressucitou a velha batida de “Planet Rock” do Afrika Bambaataa de 1982. A partir desse momento, vários outros artistas usaram essa batida dando um outro segmento na cena Freestyle, chamado de “Planet” ou “Funky Melody” criado pelo próprio Tony Garcia.

1988 High Power Records
1988 High Power Records
1988 High Power Records
1989 High Power Records
1989 High Power Records
1989 High Power Records
1989 High Power Records
1990 High Power Records
1990 High Power Records
1991 High Power Records
N.V. - CRIMES OF LOVE (POP CLUB)
1991 High Power Records
1991 High Power Records

segunda-feira, 25 de maio de 2009

YOU CAN DANCE (parte 1)

O grupo é formado por quatro rapazes de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Fly, Kadu, Kall e Tom, que começaram a dançar em festas de rua e concursos de dança, se inspirando no megastar Michael Jackson e o grupo New Kids On The Block. E Foi num desses concursos promovido por Ademir Lemos do “Som na Caixa”, que o grupo mostrou o seu talento fazendo shows por vários lugares do Brasil. O nome do grupo foi tirado do álbum “You Can Dance” da cantora Madonna.

A grande chance do grupo na TV foi quando participaram do programa “Os Trapalhões” dançando e chamou a atenção do coreógrafo da Xuxa, Oswald Berry, que fez um convite para participarem do programa da Rainha. O sucesso foi tanto que eles foram contratados para integrarem à equipe do Xou da Xuxa, em 1991.

Na carreira musical, o grupo YCD começou gravando a música “You Took My Love”, escrita pelo cantor Latino, recém chegado dos EUA. Essa música fez parte do álbum “Bass Crew”, produzidos pelos DJs Guto e Adriano, em 1992.

Em 1993, participaram do álbum “Funkmania” do DJ Marlboro com duas músicas, “Surpresas do Amor” e “Vou Te Mostrar”. No ano seguinte começaram a gravar novas músicas como “Brincar de Amar”, para o que seria o caminho para o primeiro álbum do grupo.

E em 1995, foi lançado o primeiro álbum do YCD com vários sucessos, como a regravação de “You Took My Love”, “Te Quero Pra Sempre”, a versão de “Fallen Angel” do Coro e inclusive o mega hit “Anjo”, o carro-chefe do álbum, que vendeu mais de 65 mil cópias na época (hoje seria disco de ouro).

YCD - YOU TOOK MY LOVE (BASS CREW ALBUM)
1991 Bass Crew Prodictions
YCD - SURPRESAS DO AMOR (FUNKMANIA ALBUM)
1993 RCA Records
YCD - VOU TE MOSTRAR (FUNKMANIA ALBUM)
1993 RCA Records
YCD - BRINCAR DE AMAR (12'' REMIX)
1994 Spotlight Records
YCD - ANJO (12'' REMIX)
1995 Sony Music
YCD - YOU TOOK MY LOVE (12'' REMIX)
1995 Sony Music
YCD - TE QUERO PRA SEMPRE (12'' REMIX)
1995 Sony Music
YCD - TARDE DEMAIS (12'' REMIX)
1995 Sony Music
YCD - TE QUERO TANTO (12'' REMIX)
1995 Sony Music
YCD - ERVA VENENOSA (12'' REMIX)
1995 Sony Music
YCD - SURPRESAS DO AMOR (ALBUM VERSION)
1995 Sony Music

quarta-feira, 20 de maio de 2009

RAY GUELL

Ele nasceu em Miami, mas sua cultura é de descendentes cubanos. Viveu em várias outras cidades como Nova York e também na Califórnia. No início de carreira era ator de teatro, onde participou de um musical em Los Angeles. De volta à Miami formou uma banda de New Wave, gravou uma demo e levou para uma gravadora, onde conheceu Tolga Katas. Ironicamente, ele assinou com a gravadora, mas a banda não.

Na primeira ocasião, eles foram para o estúdio do Tolga, em sua casa e lá ele sentiu uma outra vibração, diferente do que havia sentido antes. No mesmo instante que Tolga programava o instrumental da música, juntos escreviam a letra de “You Took My Love” para ser o primeiro single de Ray Guell. Mas nesse meio tempo tiveram a idéia de outra música que se chamaria “Just Another Lover”. De volta para casa dirigindo seu carro e ouvindo o instrumental da música, que Ray Guell escreveu a letra dessa canção.

Em 1989, era lançado “Just Another Lover”, o primeiro single de Ray Guell. Tamanha foi a emoção de ouvir pela primeira vez sua música tocar na rádio. Estava dirigindo seu carro, indo para uma festa, quando ouviu sua música tocar na Power 96 FM de Miami. Para ele foi uma experiência surreal, começou a chorar sozinho no carro e agradeceu muito à Deus.

Em 1991, Ray Guell assinou com a Hot Aple Records e relançou “Just Another Lover”. Em 1992, veio o segundo single “You Took My Love” também produzido por Tolga Katas. Em 1995, foi lançado o terceiro single “Givin’ Up” produzido ainda por Tolga Katas. No ano seguinte foi lançado o primeiro álbum de Ray Guell e o single “Inspiration” pela sua gravadora independente, a Groovy Toones e por isso o álbum não teve uma boa divulgação. Recentemente foi lançado o single “In Your Eyes” produzido por Jorge A. Ojeda da Destune Records. Sua música pode ser encontrada em várias compilações lançadas no mercado.

1989 Futura International Records
RAY GUELL - JUST ANOTHER LOVER (EXTENDED MIX)
1989 Futura International Records
RAY GUELL - JUST ANOTHER LOVER (FLANGER DUB)
1989 Futura International Records
1992 Turnstyle Records
1995 Summit Entertainment
RAY GUELL - GIVIN' UP (VOCAL DUB MIX)
1995 Summit Entertainment
Destune Records

sábado, 16 de maio de 2009

ABDULLAH (parte 2)

Em 1995, Abdullah lança seu primeiro álbum “Depende de Nós”, na Warner Music, com produção do DJ Marlboro. Neste álbum somente músicas inéditas como “Não Posso Te Perder”, “É Bom Te Amar”, “Fantasias”, “Joguei Com Seu Coração”, “Vem Me Ver”, “Chega de Sofrer”, “Depende de Nós” e as covers “Love So Right” do Bee Gees, “You Give Love A Bad Name” do Bom Jovi e “Spring Love” do Stevie B. Essas músicas saíram também em versões 12’’ Remix.

Abdullah escreveu canções para vários artistas, entre eles Claudinho & Buchecha, Pepe & Neném, Fat Family, Gabriel o Pensador, Ebony Vox, entre outros. Depois de ficar um tempo desaparecido do grande público, Abdullah foi convidado para participar da banda do Gabriel, o Pensador nos shows do cantor, onde ganhou grande notoriedade. Depois de fazer algumas músicas para o grupo Ebony Vox, Abdullah passou a fazer parte do grupo, que lançou seu segundo álbum em 2000. Recentemente Abdullah participou do filme Os Normais, em que ele canta na abertura uma bela canção em “embromation”. Abdullah continua até hoje escrevendo e cantando suas músicas, como a linda “Paz”, entre outras.

ABDULA - DEPENDE DE NÓS (12'' REMIX)
1995 Warner Music
ABDULA - É BOM TE AMAR (12'' REMIX)
1995 Warner Music
ABDULA - FANTASIAS (12'' REMIX)
1995 Warner Music
ABDULA - JOGUEI COM SEU CORAÇÃO (12'' REMIX)
1995 Warner Music
ABDULA - NÃO POSSO TE PERDER (12'' REMIX)
1995 Warner Music
ABDULA - VEM ME VER (12'' REMIX)
1995 Warner Music
ABDULA - YOU GIVE LOVE A BAD NAME (12'' REMIX)
1995 Warner Music
ABDULA - SPRING LOVE (12'' REMIX)
1995 Warner Music
ABDULA - SPRING LOVE (DRUMAPELLA)
1995 Warner Music
ABDULLAH - VOCÊ QUER ME DAR (MELODY MIX)
2000 Sony Music
ABDULLAH - VAI À LUTA (MELODY MIX)
2000 Sony Music
ABDULLAH - É VOCÊ (REMIX)
ABDULLAH - PAZ (MELODY VERSION)

sábado, 9 de maio de 2009

SOLID

O grupo tem como integrantes, a cantora Ileane Fratecelli e as backing vocals Sharon Diaz e Yvette Phar. Em 1988, o Solid lançou seu primeiro e único single “Loving You” pela Micmac Records, produzido por Mickey Garcia e Elvin Molina. O grupo grupo também fez backing vocal na música “Don’t You Leave Me”, interpretada por Nico. Depois disso o grupo se desfez, porém a cantora Ileane Fratecelli entrou para o grupo de Hip Hop chamado Around The Way, que lançou o álbum “Smooth Is The Way”, em 1993. A música do grupo Solid pode ser encontrada nas várias compilações que a gravadora Micmac lançou.

1988 Micmac Records

SOLID - LOVING YOU (DUB MIX)
1988 Micmac Records

domingo, 3 de maio de 2009

JOHNNY O (parte 3)

Com 3 álbuns lançados pela Micmac Records, Johnny O deixa a gravadora de Nova York e segue para Miami onde ele era bastante popular e lança o single “Runaway Love” pela Ex-it Records, produzido por Charlie Babie Rosário. Essa música é considerada por muitos como uma dos Freestyle mais bem produzidos de todos os tempos.

Em 1995, é lançado o álbum “Call It Watcha Like” em parceria com a gravadora alemã ZYX Music. Segundo Johnny O, esse novo álbum foi uma reflexão à sua frustração do que ele esperava na sua vida. Quem ele era. O que o mercado dizia. Na Alemanha, ele é R&B. No Brasil, ele é Funky Melody. Na Europa, ele é Euro Freestyle. E nos EUA, ele é Freestyle. Na verdade, esse álbum define o que Johnny O é para seu público, independente qual for o país que sua música alcance. Tanto que nesse novo álbum “Call It Watcha Like”, uma das músicas define bem o que ele é “Freestyle (It’s Time To Party)”. Esse novo single marcou a sua volta ao mercado de Nova York. Desse álbum saíram mais dois singles “I Know That You Love Me” e “Love Letters”.

Em 1997, a gravadora ZYX lançou uma compilação com seus maiores sucessos chamado “The Best Of Johnny O”, além de dois singles remixes “Fantasy Girl ‘97” e “Runaway Love ‘97”. Depois de um longo hiato, Johnny O lança seu novo álbum “The Sounds Of My Heart”, destaque para o single “Take Me Through The Night”. Em 2007, Johnny O lançou seu novo álbum "Peace On Earth 2012". A música de Johhny O pode ser encontrada em várias compilações no mercado. Mais informações acesse o site http://www.johnnyo.biz/