NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

FREESTYLE MADE IN BRAZIL (parte 4)

Em meados dos anos 90, alguns DJs e produtores nacionais lançaram seus remixes em versões Freestyle de músicas que não fizeram tanto sucesso no passado. Algumas dessas se passaram por inéditas, lançamentos internacionais, mas que na verdade eram remixes produzidos pelos nossos incríveis DJs e produtores. O fato mais curioso foi com Dina – “When Your X Wants You Back”, essa música fez um tremendo sucesso nos bailes, nas rádios e também na TV com uma garota dublando e dançando. Curiosamente, ao final da música foi pergutado a ela como surgiu a oportunidade de gravar esse sucesso e ela explicou tudo para a apresentadora e os telespectadores, dando a entender que ela seria a dona daquela voz. Mas que na verdade, a música original foi produzida pelo grupo Suface, em 1984. A nova versão da música foi produzida pelo Studio do Grandmaster Rafael, que usou a acapella original com uma nova roupagem (que por sinal ficou 10, principalmente a versão Ultiremix).

Outro fato foi com a música “Ring Bells Above”, que me parece foi produzida por Guto Laureano e Nirto, mas que não se sabe ao certo de quem seria aquela bela voz. Dizem que seria de uma tal Rose Brown. O fato é que mais tarde o Bass Crew produziu essa música com nova roupagem sob o nome de Brezze. Outra curiosidade foi com a música da Patricia Marx – “Sonho de Amor”, que fazia bastante sucesso na época e muitos DJs mixavam ela à algumas bases instrumentais, como por exemplo Jive Rhythm Trax – “122 bpm”. Não me lembro de nenhum remix oficial dessa música, mas atualmente é fácil encontrar alguns remixes dessa dela. Tivemos outras produções do gênero como DTU - “Broken Dreams” produzida pelo DJ Deco, Sandra T – “I Miss Your Love” e Nas-T Boyz – “The Search”.


DINA - WHEN YOUR X WANT YOU BACK (ULTIREMIX)
1994 Grandmaster Studio
ROSE BROWN - RING BELLS ABOVE
BREZZE - RING BELL ABOVE (BASS CREW VERSION)
DTU - BROKEN DREAMS '95 (REMIX)
1995 Suprisom Records
SANDRA T - MISS YOUR LOVE '95 (REMIX)
1995 Grandmaster Studio
NAS-T BOYZ - THE SEARCH '94 (REMIX)
PATRICIA MARX - SONHOS DE AMOR (ORIGINAL)
PATRICIA MARX - SONHOS DE AMOR (FUNK MELODY REMIX)
PATRICIA MARX - SONHOS DE AMOR (ULTIREMIX)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

INDIA

Linda Viera Caballero nasceu em Porto Rico e foi criada no Bronx, Nova York. Como muitas latinas daquela época, India freqüentava as ruas e os clubes onde o Latin Hip Hop estava nascendo. Ela tinha o mesmo ciclo de amigos daqueles que fizeram explodir aquele movimento em Nova York, em meados dos anos 80. Aos 16 anos começou a cantar em festas locais com seus amigos, que mais tarde formariam o grupo TKA.

Em 1986, India gravou ao lado do TKA, a música “Come Get My Love”, onde ela fazia backing vocal. Nos shows do TKA, ela fazia cover de uma antiga música chamada “Dancing On The Fire”, onde India cantava junto com o TKA. Foi então que conheceu o famoso produtor John “Jellybean” Benites, que logo a convidou para gravar seu primeiro single solo “Dancing On The Fire”. A primeira idéia era gravar a música junto com o grupo TKA, mas por motivo de agenda não foi possível. Então em 1988, foi lançado o primeiro single “Dancing On The Fire”, que também foi co-produzido por Little Louie Vega e também mostrou o grande talento e o sucesso que essa cantora teria pela frente. Mais tarde ela gravou outro single “Mirage”, que também era um cover e serviu de ponte para outras gravações Freestyle da época.

No ano seguinte, ela foi contratada pela Reprise Records para ser a Madonna latina e entraram em estúdio para gravar o primeiro álbum. O primeiro single foi “Right From The Start”, que teve versões House e Freestyle. Em 1990, foi lançado o primeiro álbum “Breaking Night”, com estilos House e Freestyle e mais dois singles saíram desse álbum “The Lover Who Rocks You” e “You Should Be Loving Me”. Nesse mesmo ano ela se casou com seu produtor Little Louie Vega e se separam em 1996. India seguiu vários caminhos no início da sua carreira entre o Freestyle ao House, mas seu coração batia mesmo pelas suas raízes, a música latina. Ela trilhou o mesmo caminho que Marc Anthony, que começou no Freestyle e se tornou um grande cantor de Salsa. No mercado latino ela ficou conhecida como La India, a princesa da Salsa. Ela gravou vários álbuns e ainda foi indicada várias vezes para o Grammy e o Grammy Latino.

1988 Warner Bros
1988 Chrysalis Records
1989 Reprise Records

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

REINALD-O

Na verdade, falar desse artista é complicado devido à polêmica que cerca o nome “Reinald-O” até hoje. Tony Garcia proprietário da High Power Records e que lançou Reinald-O, diz que alguns artistas estão usando o nome “Reinald-O” e se apresentando como tal, fazendo shows plagiando o verdadeiro artista.

Toda essa história começou quando foi lançado o primeiro single “My Sweet Love” de 1988, interpretado por Reinaldo Gonzalez, o primeiro e original Reinald-O. Em 1990, foi lançado o segundo single “Another Night”, também interpretado por Reinaldo Gonzalez. O terceiro single “Forever (Can’t Let You Go)” foi interpretado por Carlos Jusino, que foi o segundo Reinald-O. O quarto single “Come On People/Take It From My Heart” foi lançado em 1991, com vocais de Julian Hernandez, Sammy “Zone” Lopez e Walter Camacho, considerado por Tony Garcia, o terceiro Reinald-O. Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro álbum do Reinald-O, que além dessas primeiras músicas, contêm também mais três inéditas: “I’ve Been Loving You”, “Your Lover and Friend” e “In My Dreams”, que saiu também em single no ano seguinte.

Em 1994, o primeiro vocalista Reinaldo Gonzalez voltou a gravar novos singles sob o nome de Rei Summers. Walter Camacho também lançou um álbum em outra gravadora sob o nome de Reynaldo, cantando em Espanhol. Já Sammy “Zone” Lopez, que afirma ser o vocalista de metade das músicas do álbum do Reinald-O, antes de causar toda essa polêmica, ele gravou alguns singles ao lado de Tony Garcia e hoje ele continua fazendo shows e gravando ao lado de outros produtores, como Carlos Berrios. Para tirar suas dúvidas, ouça todas as músicas do Reinald-O, comparando timbres de voz e certamente você irá identificar algumas diferenças.

REINALD-O - MY SWEET LOVE (CLUB VERSION)
1988 High Power Records
REINALD-O - MY SWEET LOVE (OMAR'S SUPER DUB)
1988 High Power Records
REINALD-O - ANOTHER NIGHT (CLUB VERSION)
1990 High Power Records
REINALD-O - FOREVER (CAN'T LET YOU GO) (FREESTYLE ACID MIX)
1990 High Power Records
REINALD-O - TAKE IT FROM MY HEART (CLUB VERSION)
1991 High Power Records
REINALD-O - YOUR LOVER AND FRIEND (ALBUM VERSION)
1991 High Power Records
REINALD-O - IN MY DREAMS (DR. EDIT'S CLUB MIX)
1992 High Power Records
REINALD-O - IN MY DREAMS (FUNK MELODY FLORIDA MIX)
1992 High Power Records

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

STEVIE B (parte 5)

Com 4 álbuns de platina e 7 Top 40 Singles em seu currículo, Stevie B está no rank dos grandes artistas da Dance Music dos anos 80 e 90. Seu sucesso atrai uma legião de fãs por todo o mundo. Do Japão à Alemanha, do Brasil à Itália, Stevie B assina seu estilo e voz marcante convertendo uma audiência internacional dentro da cena Freestyle.

Em 1996, Stevie B estava de volta com novo single “Dreamgirl”, que ele interpreta ao lado do grupo MCSC. Nesse mesmo ano, saiu a segunda coletânea no Brasil com as melhores músicas do Stevie B, lançado pela Spotlight Records. No ano seguinte, novo single explode nas rádios, era “Summer Nights” lançado pela sua nova gravadora, a Dance 2000 Records, que ele criou para ser a Meca da Dance Music e artistas Pop de todo o mundo. Com esse single Stevie B estava de volta ao sucesso como a muito tempo não se via.

Em 1998, Stevie B lança novo single “If You Leave Me Now”, que ele gravou em dueto com a cantora canadense Alexia Phillips e foi produzido por Chris Phillips, seu irmão e o próprio Stevie B. Esse single fez sucesso também no Canadá, onde Stevie B é bastante popular. Nesse mesmo ano é lançado o sexto álbum “Right Here, Right Now”, onde tinha influências, não somente de Freestyle e Dance, como também de R&B e Pop. Na mesma época era lançado na Alemanha e Brasil, o álbum “Summer Nights” com algumas músicas do álbum “Right Here, Right Now” e outras inéditas, como também, algumas produzidas no Brasil “Keep On Rising” produzida por Batutinha e Marlboro. “Never Once Again”, “I’m In Love With You” e “Princesa Encantada” produzidas por Marcio André.

1996 Navarre Records
1997 Dance 2000 Records
1998 Dance 2000 Records
1998 Dance 2000 Records
1998 Dance 2000 Records
1998 Dance 2000 Records
1998 Dance 2000 Records
1998 Dance 2000 Records
1998 Dance 2000 Records
1998 ZYX Records
1998 ZYX Records
1998 ZYX Records
1998 ZYX Records

sábado, 6 de fevereiro de 2010

TEAZ 2 PLEAZ

Tudo começou quando as irmãs gêmeas Betty e Nora Fabricio descendentes cubanas formaram o grupo Precious, onde lançaram o primeiro single “You And Me Baby”, em 1987. No ano seguinte veio o segundo single “Let Me Know”, que levou as meninas a fazerem um razoável sucesso no sul da Flórida, mas nada além disso. Mais tarde as irmãs Betty e Nora assinaram com a Ten-Lion Records, de propriedade de Vic-Ten, que adicionou uma nova integrante chamada Mara Pacheco e o grupo passou a se chamar Teaz 2 Pleaz. Seus nomes também foram trocados por apelidos: Bambi, Jasmin e Monique.

No final de 1988, o Teaz 2 Pleaz lançou o primeiro single “I Want U”, que logo estourou nos clubes e rádios da Flórida, alcançando a 50ª posição na parada Hot Dance da Billboard em 1989. Sem dúvida esse foi o maior sucesso do grupo. Em 1989, o Teaz 2 Pleaz lançou o segundo single “That’s What I Like”, que durou até 1991 com essa formação. Em 1993, novas integrantes entraram para o grupo: Maggie Sarazola, Mara Rivera e Mayda Sarazola. No ano seguinte elas lançaram novos singles “I Know You Know”, “I Was The One” e “Out Of Control”, fazendo um razoável sucesso com essa formação que durou até 1995. A terceira geração do Teaz 2 Pleaz se formou em 1996, com as integrantes Hilda Mariee, April e Ci Ci que lançaram o duplo-single “Games Of Love/Betrayal”. Os produtores Jorge A. Ojeda e Vic Ten juntaram material para lançar uma coletânea com os maiores sucessos do grupo.

1988 Ten Lion Records
1988 Ten Lion Records
1989 Ten Lion Records
1994 Ten Lion Records
1994 Ten Lion Records
1994 Ten Lion Records
1997 Ten Lion Records
1997 Ten Lion Records
1997 Ten Lion Records