NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

DEBBIE DEB & TRINERE


Outros artistas do Latin Freestyle receberam grande apoio de estações de radio e assim se tornaram clássicos da Dance Music nova-iorquina. Mas não era só em Nova York que as coisas aconteciam para o Latin Freestyle. Em Miami, onde o Electro Funk era muito forte, o Latin Freestyle começava a ganhar o seu espaço. E uma das figuras mais importante, tanto para o Electro como para o Freestyle de Miami, sem dúvida foi o produtor “Pretty” Tony Butler.

Ele nasceu em Londres e se mudou para Miami, onde tocava em clubes populares. Sob o pseudônimo de Pretty Tony e Freestyle, ele produziu verdadeiros clássicos do Electro e com o Freestyle não foi diferente. Seu primeiro sucesso foi com a música “Fix In The Mix”, mas a coisa ficou forte quando ele lançou a cantora Debbie Deb com a música “When I Her Music”, era o Freestyle de Miami mostrando a que veio. Então ele conheceu o rapper TK Rodriguez e juntos produziram a segunda música de Debbie Deb chamada “Look Out Weekend”. E foi Rodriguez quem lhe apresentou a cantora Trinere Verônica Ferrington, que Tony Butler produziu várias músicas dela como “I Know You Love Me”, “All Night”, “Can’t Get Enough” até chegar no primeiro sucesso “How Can We Be Wrong”. Mais tarde veio o grande sucesso “I’ll Be All You Ever Need” e mais adiante outros sucessos.
DEBBIE DEB - I'M SEARCHIN' (VOCAL)
DEBBIE DEB - FANTASY (CLUB VERSION)
DEBBIE DEB - THERE'S A PARTY GOIN' ON (STREET MIX)
DEBBIE DEB & LORDS OF ACID - WHEN I HER MUSIC (PRETTYBOYS REMIX)
TRINERE - HOW CAN WE BE WRONG (EXTENDED VERSION)
TRINERE - I'LL BE ALL YOU EVER NEED (CLUB MIX)
TRINERE - ALL NIGHT (12'' VOCAL)
TRINERE - CAN'T GET ENOUGH (12'' VOCAL)
TRINERE - I KNOW YOU LOVE ME (VOCAL)
TRINERE - THEY'RE PLAYING OUR SONG (PRIME CUTS EDITS)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

BRENDA K. STARR


O sucesso de Lisa Lisa incentivou gravadoras independentes a investirem em novos artistas latinos, como Brenda K. Starr, uma nova-iorquina de descendência porto-riquenha. Desde criança ela sonhava em ser cantora e logo se tornou uma das novas vocalistas a aderir ao Latin Freestyle, fazendo sucesso cantando em inglês, na música "Pickin' Up Pieces". Anos mais tarde viria seu maior sucesso "I Still Believe", que ainda seria regravado por Mariah Carey nos anos 90.


BRENDA K. STARR - PICKIN' UP PIECES (EXTENDED MIX)


BRENDA K. STARR - BREAKFAST IN BAD (EXTENDED VERSION)

domingo, 17 de fevereiro de 2008

LISA LISA & THE CULT JAM


Em 1985, tudo começou a mudar. O Latin Hip Hop sofreu uma severa mudança no nome, pois viram que não tinha muito de Hip Hop nesse novo som que surgia, passando a se chamar Latin Freestyle. Nesse ano várias músicas foram lançadas fazendo com que o Latin Freestyle conquistasse o seu espaço na Dance Music. E um dos artistas importante para o sucesso do Latin Freestyle, foi sem dúvida o grupo Lisa Lisa & The Cult Jam com o megahit “I Wonder If Take You Home”. Curiosamente, essa música foi produzida no ano anterior para uma compilação de Breakdance a ser lançada na Europa, pela gravadora CBS. O sucessso se deu, porque alguns DJs importaram esse LP e passaram a tocar a música de Lisa Lisa. Então a divisão da CBS nos Estados Unidos, que era a Columbia Records, resolveu lançar o single, que mais tarde alcançaria o topo das paradas da Billboard. O single ficou em 6º lugar na parada R&B e 34º lugar na parada POP.

A história de sucesso desse grupo começou a ser trilhada quando a vocalista Lisa Vélez, que trabalhava numa loja de roupas, depois de saber que a cantora Madonna fora descoberta pelo DJ/Produtor Jellybean, num lugar onde era ponto de rappers, ela saiu do apartamento onde morava com a família ao anoitecer e ficou esperando ser descoberta da mesma forma. Na verdade ela não encontrou o Jellybean, mas encontrou um percucionista chamado Mike Hughes, que já havia tocado com o Full Force. Na verdade Mike Hughes e seu empresário Steve Salen estavam pensando em formar um grupo e convidou Lisa (de apenas 16 anos na época) para um teste de audição.

Chegando lá ela se deparou com o grupo Full Force, que assistia o teste, fazendo com que Lisa ficasse visivelmente nervosa. Depois dela cantar algumas músicas escritas por Mike Hughes, pediram para ela cantar uma música que mais gostasse. Então ela cantou a música de Sheena Easton “For Your Eyes Only”, que foi tema do filme James Bond de 1981. Após a apresentação o Full Force resolveu empresariá-la e adicionou Mike Hughes e seu amigo, o guitarrista Alex “Spanado” Monseley ao grupo.

LISA LISA & THE CULT JAM - I WONDER IF I TAKE YOU HOME (ULTIMIX)http://www.4shared.com/file/37954570/33d5a6db/Lisa_Lisa__The_Cult_Jam_-_I_Wonder_If_I_Take_You_Home__Ultimix_.html

LISA LISA & THE CULT JAM - CAN YOU FEEL THE BEAT (REMIX)http://www.4shared.com/file/37953667/2b3b84d9/Lisa_Lisa__The_Cult_Jam_-__Can_You_Feel_The_Beat__Remix_.html

LISA LISA & THE CULT JAM - HEAD TO TOE (12" VERSION) http://www.4shared.com/file/37954119/1b5a1125/Lisa_Lisa__The_Cult_Jam_-_Head_To_Toe__12_Version_.html

LISA LISA & THE CULT JAM - YOU'LL NEVER CHANGE (ALBUM VERSION)http://www.4shared.com/file/37954945/6188f8f3/Lisa_Lisa__The_Cult_Jam_-_Youll_Never_Change__Album_Version_.html

LISA LISA & THE CULT JAM - I WONDER IF I TAKE YOU HOME (MIX FACTOR 13)http://www.4shared.com/file/37955391/6660a014/Lisa_Lisa__The_Cult_Jam-_I_Wonder_If_I_Take_You_Home__Mix_Factor_13_.html

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

JOHN “JELLYBEAN” BENNITEZ


A história desse DJ e Produtor, se confunde com a Dance Music em geral. Ele nasceu no Bronx, em Nova York e quando jovem se mudou para Manhattan. E foi lá que ele recebeu sua primeira inspiração para se tornar um DJ, após entrar num clube. Na época, ele montou seu próprio equipamento, gravou algumas fitas com suas abilidades nas pickups e distribuiu em alguns clubes de Nova York.

Jellybean trabalhou nos maiores clubes da Era Disco, inclusive o lendário Studio 54. Ele viu o início e o fim da Disco. Viu também nascer o movimento Hip Hop. Trabalhou em diferentes clubes do início dos anos 80, como o Roxy e o Roseland. Ele fez remixes para vários artistas importantes e foi também o principal DJ no clube Funhouse. Tanto o Funhouse como o Roseland foram pioneiros em tocar o Latin Hip Hop (ou seja, o Freestyle no início dos anos 80), onde o número predominante de latinos era muito grande.

E foi exatamente nessa época, no Funhouse, que uma garota maluca deu um jeito de diblar os seguranças, entrar na cabine do DJ e deixar uma fita demo e ainda sair dançando. Dizem que ela usou de métodos não-convencionais. E foi assim que Jellybean conheceu a cantora Madonna e claro o resto da história você já sabe... Na cena Latin Hip Hop ele produziu duas músicas: “Sidewalk Talk” com a própria Madonna participando dos vocais e “The Mexican” que se tornou um grande sucesso do Breakdance.
JELLYBEAN - SIDEWALK TALK (EXTENDED MIX)
JELLYBEAN - THE MEXICAN (DANCE MIX)