NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

CORINA


Corina Ayala é filha de porto-riquenhos e desde pequena morou no Bronx e Harlem Espanhol. Quando tinha 6 anos de idade cantava enfrente ao espelho e às vezes se apresentava para sua mãe. Vendo a abilidade da filha, sua mãe tratou logo em matricular Corina para tomar aulas de canto e ballet. Quando se tornou adolescente gravou com diversos produtores, teve um grupo feminino (na qual participava Brenda K. Starr) mas sem obter nenhum progresso. Então Corina achou que não era essa a carreira que deveria seguir. O seu pai insistiu que continuasse estudando Educação Formal ao mesmo tempo que sua carreira de cantora não decolasse. Estudando Leis Criminais no Colégio, Corina ainda perseguia sempre batalhando em se tornar uma cantora de sucesso. Corina logo pensou na realidade daquela época. Como uma latina vai se tornar sucesso, fazendo um som de branco.

Em 1987, sua sorte começou a mudar. Alguns amigos lhe apresentaram o empresário Pepper Negron, que a levou para uma audição com Carlos Berrios. Ele tocou uma melodia para ela e ainda não tinham a letra. Então, Corina se dispôs a escrevê-la junto com Carlos Berrios. Nascia ali o primeiro sucesso “Out Of Control”, produzido por Carlos Berrios e lançado pela Cutting Records.

Em 1988, Corina realizou o segundo single “Give Me Back My Heart”, desta vez com a foto dela na capa. O single foi produzido por T.K. Rodriguez e Aldo Marin na Cutting Records. Os fãs clamaram por uma nova música da Corina, infelizmente, foi uma longa espera para que a Cutting Records realizasse uma nova canção. Mas em 1990, essa espera acabou, com o lançamento do single “Loving You Like Crazy”. Produzido por Aldo Marin, se tornou o terceiro sucesso consecutivo da Corina.

Em 1991, Corina reencontrou Carlos Berrios para a realização do seu quarto single “Temptation”, que na verdade foi a primeira letra que ela apresentou para ele antes de “Out Of Control” em 1988. Apesar da comparação a “Together Forever” de Lisette Melendez, ambas tinham o som similar de Carlos Berrios, “Temptation” alcançou o 6º lugar na parada Pop da Billboard, coisa que não aconteceu a nenhuma outra música Freestyle anteriormente.

Após o sucesso de “Temptation”, Corina assinou com a ATCO Records para lançar o seu primeiro álbum e conseqüentemente o primeiro vídeo-clipe na música “Temptation”. O segundo single do álbum a ser lançado foi “Whispers”, que seguiu o mesmo caminho do anterior. O vídeo-clipe de “Whispers” foi considerado uma super produção na época, filmado num castelo com figurinos elaborados especialmente para a filmagem do clipe. O terceiro single do álbum a ser realizado foi “Now That You’re Gone”, em 1992. Nessa época as rádios diminuíram a música Freestyle de sua programação, assim como outros artistas, Corina se encontrou sem gravadora.

Depois de um logo tempo sem gravar, em 1997, Corina teve a oportunidade da regravação de “Summertime Summertime”, um clássico do Freestyle na voz de Nocera. Essa música entrou para uma compilação chamada Def Jam’s SoS o Def Bass All Star Volume II. O single de “Summertime Summertime” de Corina ganhou também uma versão em Espanhol para o mercado bilíngüe que se expandia pela Dance Music atual. Hoje Corina segue carreira de atriz e suas músicas podem ser encontradas no seu álbum ou em várias compilações de Freestyle lançadas no mercado.
1987 Cutting Records
1988 Cutting Records
1990 Cutting Records
1991 Cutting Records
1991 Cutting Records
1992 Cutting Records
1997 So So Def Records

quarta-feira, 16 de julho de 2008

SWEET SENSATION (Parte 2)


Continuação...
Antes do lançamento do primeiro álbum “Take It While It’s Hot”, Mari Fernandez deixou o grupo e foi substituída por Sheila Vega, que tiveram que refazer a capa do álbum com a foto de Sheila. Em 1990, o Sweet Sensation realizou o segundo álbum “Love Child”, trazendo como carro-chefe, a prórpia “Love Child”. Mas o grande sucesso do Sweet Sensation estaria por vir na balada “If Wishes Came True”, se tornando primeiro lugar na parada POP. Apesar do grande sucesso do grupo, os outros singles não alcançaram tal possição (“Hooked On You” – 23º lugar, “Sincerely Yours” – 16º lugar, “Love Child” – 13º lugar).

O Sweet Sensation saiu em turnê junto com NKOTB abrindo os seus shows. Também realizou um VHS com seus clipes e entrevistas. Em 1991, foi a vez das integrantes Sheila Vega e Margie Fernandez deixarem o grupo, sendo substituídas por Belle e Jenae, trazendo Betty Lebron ao cargo de vocalista. Nesse mesmo ano o Sweet Sensation lança um álbum de remixes “Time To Jam”. Fizeram vários shows, porém não realizaram nenhum novo material. O que levou Betty Lebron eventualmente a deixar o grupo e seguir carreira solo, culminando no fim do grupo. Suas músicas podem ser encontradas nos três albuns lançados ou em várias compilações de Freestyle.
1990 ATCO Records
1991 ATCO Records
1991 ATCO Records

quarta-feira, 2 de julho de 2008

CARLOS "AFTER DARK" BERRIOS


Sua história começou em Bogotá, na Colômbia. Filho de mãe colombiana e pai peruano, Carlos Berrios foi para Nova York aos 6 anos de idade, onde seus pais já haviam morado antes. Quando tinha 13 anos pegou um panfleto de uma festa e foi lá conferir. Chegando lá, viu o pessoal dançando, e detalhe, todos eram negros, exceto um cara branco que dançava muito engraçado. Logo percebeu que ele era o DJ da festa. Carlos Berrios se aproximou como quem não quer nada e logo estava amigo do DJ. Seu nome era Rick.

Para Carlos Berrios sua experiência como DJ estava perto. Seu amigo Rick sabia do interesse dele pelas pickups e convidou Carlos para conhecer seu equipamento. Essa foi sua primeira experiência com as pickups. Ele ficou muito empolgado com a idéia de se tornar um DJ e pediu dinheiro a sua mãe para comprar um par de pickups. Mas os pais vieram com o sermão de sempre: se ele tirasse boas notas na escola, poderia ganhar de presente. Então num belo dia sua mãe apareceu carregando duas pickups e seu sonho estava realizado. Assim que chegava da escola, Carlos praticava 8 horas por dia, já pensando em tocar nas festinhas.

Na sua primeira apresentação aconteceu um acidente com sua aparelhagem, pifando os auto-falantes. Então o líder de uma gang o-ameaçou se ele não continuasse com a música. Nessa época ele tinha 14 anos de idade. Mais tarde ele se mudou para outro bairro e os incidentes com garotos mais velho continuaram. O único amigo que tinha era o DJ Rick. Foi então que teve a idéia de montar uma equipe de som chamada After Dark Crew. Muitos olhavam sua jaqueta com aquele nome e logo pensavam de se tratar de uma gang, Carlos sempre tinha que explicar que eles eram apenas uma equipe de som.

O pai de Carlos Berrios viajava muito à trabalho e nessa ocasião tiveram que voltar para a Colômbia. Numa despedida muito triste, ele se despediu dos amigos, da namorada e do After Dark Crew, que ele considerava uma família. De volta à Colômbia teve que se adaptar, pois quando ele saiu de lá tinha apenas 6 anos. Na escola fez novas amizades, mas na verdade era um mundo novo para ele. Nas férias, voltou à Nova York e foi visitar seus amigos do After Drak Crew e descobriu que alguns tinham morrido por envolvimento com gangues, outros tinham se mudado de lá. Não era o mesmo lugar de antes.

De volta à Colômbia, ele chegou com vários lançamentos em discos. Foi até o clube mais famoso da Colômbia e ficou assistindo o DJ tocando a noite toda. No dia seguinte falou com o proprietário do clube e disse que foi DJ em Nova York e acabou de chegar de lá trazendo novos sucessos. Então na noite seguinte, Carlos Berrios teve a sua chance. Dividiu a noite com o DJ da casa, que também era programador de uma rádio da cidade. Então Carlos comentou sobre o Latin Rascals, que re-editavam os grandes sucessos para tocar em seu programa de rádio em Nova York. Carlos Berrios foi convencido que podia fazer o mesmo na rádio da cidade.

Um tempo depois sua família foi morar no Texas. Lá ele se casou com uma mexicana e finalmente voltou para Nova York. Trabalhou num banco, depois foi trabalhar num estúdio, onde editava filmes para TV. Lá conheceu Norty Cotto, que lhe ofereceu o primeiro trabalho de editor e produtor musical. Juntos produziram um medley chamado “Bits & Pieces 86”. No ano seguinte mais um medley “Bits & Pieces 87”. Esses trabalhos abriram as portas para o sucesso. Carlos Berrios passou a editar várias músicas em 1987, até que finalmente produziu seu primeiro single de sucesso na música “Out Of Control” interpretada pela cantora Corina. Continuou editando vários artistas e produziu mais um sucesso, Jasmin – “On The Loose”, neste ano.

Em 1988, continuou editando vários outros artistas e produziu a música “Make Noise”, descobrindo a cantora Lissette Melendez. Até que em 1990, produziu seu maior sucesso “Together Forever” de Lissette Melendez, a música que definiu a New School Freestyle. Mais tarde abriu sua própria gravadora, a After Dark Records, lançando vários artistas como Bethaney “End Of The Game”, Joei Mae “He’s My Baby” e “Promise Me Your Heart”, Nina Bena “Sweetheart” e Ron Esco “Give Me Your Heart”. Em 1996, lançou um álbum com os artistas da sua gravadora e continuou produzindo e editando vários outros artistas. Em 2008, Carlos “After Dark” Berrios está de volta com o lançamento de dois álbuns “Don’t look Back (Seasion One)” e “Don’t look Back (Seasion Two)” pela sua gravadora After Dark Records.

ONLY IN THE DARK - MAKE NOISE (CLUB VERSION)
1988 Profile Records

BETHANEY - END OF THE GAME (ALBUM VERSION)
1993 After Dark Records

JOEI MAE - HE'S MY BABY (REMIX)
1994 After Dark Records

THE KING OF FREESTYLE - BACK TIME (EP VERSION)
1994 After Dark Records

NICOLE DANIELS - NEVER GIVE UP (SLIPPER DANCE VERSION)
1994 After Dark Records

JOEI MAE - PROMISE ME YOUR HEART (HEART CLUB)
1995 After Dark Records

RON ESCO - GIVE ME YOUR HEART (CLUB MIX)
1996 After Dark Records

TINA ELISE - OPEN TO YOU (ALBUM VERSION)
1996 After Dark Records