NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

INDIA

Linda Viera Caballero nasceu em Porto Rico e foi criada no Bronx, Nova York. Como muitas latinas daquela época, India freqüentava as ruas e os clubes onde o Latin Hip Hop estava nascendo. Ela tinha o mesmo ciclo de amigos daqueles que fizeram explodir aquele movimento em Nova York, em meados dos anos 80. Aos 16 anos começou a cantar em festas locais com seus amigos, que mais tarde formariam o grupo TKA.

Em 1986, India gravou ao lado do TKA, a música “Come Get My Love”, onde ela fazia backing vocal. Nos shows do TKA, ela fazia cover de uma antiga música chamada “Dancing On The Fire”, onde India cantava junto com o TKA. Foi então que conheceu o famoso produtor John “Jellybean” Benites, que logo a convidou para gravar seu primeiro single solo “Dancing On The Fire”. A primeira idéia era gravar a música junto com o grupo TKA, mas por motivo de agenda não foi possível. Então em 1988, foi lançado o primeiro single “Dancing On The Fire”, que também foi co-produzido por Little Louie Vega e também mostrou o grande talento e o sucesso que essa cantora teria pela frente. Mais tarde ela gravou outro single “Mirage”, que também era um cover e serviu de ponte para outras gravações Freestyle da época.

No ano seguinte, ela foi contratada pela Reprise Records para ser a Madonna latina e entraram em estúdio para gravar o primeiro álbum. O primeiro single foi “Right From The Start”, que teve versões House e Freestyle. Em 1990, foi lançado o primeiro álbum “Breaking Night”, com estilos House e Freestyle e mais dois singles saíram desse álbum “The Lover Who Rocks You” e “You Should Be Loving Me”. Nesse mesmo ano ela se casou com seu produtor Little Louie Vega e se separam em 1996. India seguiu vários caminhos no início da sua carreira entre o Freestyle ao House, mas seu coração batia mesmo pelas suas raízes, a música latina. Ela trilhou o mesmo caminho que Marc Anthony, que começou no Freestyle e se tornou um grande cantor de Salsa. No mercado latino ela ficou conhecida como La India, a princesa da Salsa. Ela gravou vários álbuns e ainda foi indicada várias vezes para o Grammy e o Grammy Latino.

1988 Warner Bros
1988 Chrysalis Records
1989 Reprise Records

Nenhum comentário: