NAÇÃO FREESTYLE / FREESTYLE NATION

Seja Bem vindo a este blog que tem o intuito de divulgar os artistas freestyle internacionais e nacionais. Aqui você vai saber um pouco de sua história, curiosidades e de tudo que tá rolando sobre esse ritimo empolgante.

domingo, 27 de janeiro de 2008

A PRIMEIRA MÚSICA FREESTYLE



Essa é uma dúvida que continua até hoje. Mas duas músicas estão no páreo. São elas "Let The Music Play" da Shannon e "Please Don't Go" da Nayobe. Para se entender essa história devemos voltar lá no início dos anos 80 com o aparecimento da bateria eletrônica. Um dos primeiros a usá-la com êxito foi o DJ e produtor Arthur Baker que junto com o tecladista John Robie foram responsáveis por vários sucessos do Electro Funk. Mais tarde resolveram trilhar caminhos diferentes. Arthur Baker escreveu e produziu "I.O.U." para o grupo Freeze, liderado pelo vocalista John Rocca. Por sua vez, John Robie projetou o grupo C-Bank produzindo o single "One More Shot" interpretado pela vocalista Jenny Burton. Essas duas músicas trouxeram uma nova sonoridade para a Dance Music daquela época. Esse foi o primeiro passo para o que estaria por vir nos próximos anos.
Em 1984 explodiu uma nova dança, um jeito meio robótico de se dançar chamado Breakdance. A base dessa dança estava no Hip Hop Be Bop ou Electro Funk como também era conhecido. Porém o verdadeiro hino do Break iria surgir das mãos de um jovem persistente chamado Chris Barbosa. Ele começou sua carreira como DJ no Bronx e logo se tornou correspondente de uma rádio onde fazia a lista do TOP 20 daquela rádio, visitava várias gravadoras e conhecia muita gente importante. Até que ele conheceu um correspondente da revista Billboard chamado Nelson Cruz e ficaram amigos. Nessas idas e vindas das gravadoras eles foram convidados a trabalhar na Emergency Records na parte de filmográfia. Mas sem produzir algo interessante foram transferidos para a àrea de produção musical e de cara receberam a missão de escrever um Rap. Os proprietários da gravadora gostaram do trabalho e prometeram entrar logo em gravação. Chris Barbosa ficou tão emplogado com a idéia de produzir música que logo comprou um teclado profissional e uma bateria eletrônica. Sem nenhuma formação musical ele caiu dentro e foi juntando material, acumulando idéias, até que, compôs a música que iria mudar a sua vida e também a Dance Music.

Ele mostrou para alguns amigos que acharam muito legal e também muito diferente do que eles tinham visto até então. Foi aí que ele conheceu o produtor musical da Emergency Records, Mark Liggett que ficou impressionado com a composição e logo trataram escrever a letra e arranjar uma boa cantora para canção. Então apareceu Brenda Shannon Green, a primeira a tentar e por sua sorte a escolhida para interpretar "Let The Music Play". Produzida por Mark Liggett e Chris Babosa essa música introduziu um novo som na Dance Music. Com sua batida quebrada "Let The Music Play" foi considerada o hino do Breakdance, alcançando o 2º lugar na parada R&B e 8º lugar na parada POP da Billboard.
Neste mesmo ano o empresário Sal Abbatiello proprietário da Fever Records decidiu apostar no jovem inexperiente produtor Andy Panda Tripoli para a produção de um novo som que pudesse alcançar os Top Hits. Então ele se deparou com a jovem Nayobe Catalina Gomes descendente de cubanos. A garota venceu vários concursos de talento até ser contratada pela Fever Records para fazer alguns backing vocal para artistas como Fat Boys e Kurtis Blow.
Foi aí que Andy Panda estava procurando uma cantora para sua canção e conheceu Nayobe. Juntos escutaram a melodia e fizeram a letra de "Please Don't Go" que logo virou sucesso nos clubes e acabou ficando em 5º lugar na parada Dance de Miami. O sucesso dessa música serviu de ponte para outras gravações no mercado que a partir dali ficaram conhecidas como Latin Hip Hop (que mais tarde se tornou Latin Freestyle).
SHANNON - LET THE MUSIC PLAY - 1984 Emergency Records
NAYOBE - PLEASE DON'T GO - 1984 Fever Records

Nenhum comentário: